O surgimento definitivo do Estilo Pradaria coincidiu com a maturidade teórica de Wright, como se manifesta em sua famosa conferência de 1901, " The Art and Craft of the Machine " ( A arte e o ofício da máquina ) que ele pronunciou pela primeira vez em Chicago, no Jane Addam´s Hull House Settlement. Wright declarou que a máquina podia ser utilizada de forma inteligente, de acordo com suas próprias leis, como agente de abstração e purificação - processos ppelos quais a arquitetura poderia se redimir dos danos da industrialização. Ele levou seu público a contemplar o pavoroso panorama de Chicago como uma máquina gigantesca e concluiu com a exortação de que aquela era "a coisa em que as forças da Arte devem insuflar o frêmito da idealidade! UMA ALMA ! ".
O Estilo Pradaria cristalizou-se nas plantas de residências desenhadas para a revista Ladies´Home Journal. Seus elementos estavam agora estabelecidos:
um plano térreo aberto contido num formato horizontal que compreende telhados de pequena inclinação e muros limítrofes baixos- sendo o perfil baixo
deliberadamente integrado ao sítio, em forte contraste com as chaminés verticais e os volumes internos de pé direito duplo. No entanto, nessa época Wright ainda está hesitante em relação ao perfil, oscilando entre um estilo denso, pesado, desua Heurtley House de 1902 e a leve estrutura japonesa de sua Hickox House, terminada em Kankakee, Illinois, dois anos antes. Essa cisão entre expressão monolítica e articulada resolveu-se quando Wright começou a trabalhar para a família Martin, de empresários de Buffalo. O Larkin Building e a Martin House, representam o surgimento do estilo maduro de Wright.
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